Modelismo:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Modelismo é a recriação em escala reduzida de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboios etc.
|
Tal recriação pode se destinar a atividades profissionais, mas, de um modo geral tem caráter recreativo. Cada modelo recriado obedece a escalas específicas, normalmente escalas lineares que servem para estabelecer uma relação entre as dimensões do objeto real e do modelo recriado. Como uso profissional, destaca-se o uso de modelos e maquetes para levantamento de dados como flutuabilidade, resistências mecânicas, aerodinâmicas, hidrodinâmicas etc..
[editar] Aeromodelismo
Aeromodelismo é a construção de modelos, em escala reduzida, de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.). Existem várias categorias conforme o tipo de aeromodelo:
- VCC - vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos;
- Rádio Controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto e é, atualmente, a mais praticada dividindo-se em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor: aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) e os aeromodelos com motores elétricos;
- Vôo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
[editar] Automodelismo
Automodelismo é a prática de modelismo em automóveis, que podem ser de controle remoto ou estáticos. Entre os automodelos de controle remoto existem os movidos a combustível ou elétricos. Os modelos de combustão utilizam como principal combustível o metanol, com uma percentagem de nitrometano que vai até uns 40%, sendo aconselhável, para maior durabilidade, não ultrapassar os 20% a 25% misturado com óleo 2 tempos, geralmente sintético, mas por vezes à base de rícino.
Também existem dois grupos principais de Automodelos: On road e Off road. Os modelos on road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes a carros de Stock Car, já os off road são para terra ou terrenos acidentados. Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas comparando-se com carros verdadeiros, ou seja, um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real.
O Automodelismo radio controlado conta com campeonatos estaduais, nacionais e mundiais.
Há vários fabricantes conhecidos: HoBao, OFNA, Kyosho, Tamiya (Japão), Traxxas(U.S.A), DuraTrax (U.S.A.), HPI (U.S.A.), Thunder Tiger (Taiwan), Serpent, Mugen, Xray, CEN
Autorama
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O autorama, uma mini-pista de corrida com carrinhos movidos a pilha, foi produzido comercialmente pela primeira vez nos EUA em 1912 pela Lionel.
Na versão profissional, os carros andam numa pista de 47 metros de comprimento e no autorama amador, vendido em lojas, a pista é feita de peças de plástico que se encaixam.
O brinquedo chegou ao Brasil em 1963, pela loja Mobral Modelismo em São Paulo, que começou a importá-los. No ano seguinte a Estrela, licenciada pela Gilbert dos EUA, começou a produzi-los nacionalmente.
O autorama ganhou nova versão no Brasil, com a estréia de Émerson Fittipaldi na Fórmula 1. No Autorama Émerson Fittipaldi, o brinquedo ganhou versão elétrica. A mesma versão foi estendida para as versões seguintes, sempre com nomes de pilotos brasileiros que estavam em evidência na Fórmula 1, como Nélson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.
[editar] Ferromodelismo
No caso concreto do modelismo ferroviário, também chamado ferromodelismo, este passatempo pode assumir diversas facetas, desde a simples exibição de miniaturas em cenas reduzidas (dioramas) à construção integral de complexas maquetes onde miniaturas de composições ferroviárias circulam nas vias, em ambiente que reproduz detalhamente uma determinada região, com as suas características geográficas mais relevantes.
[editar] Helimodelismo
É a construção em miniatura de helicópteros (civis e militares), mantendo suas mesmas características para vôo, normalmente, com controlo remoto, utilizando motores a explosão (combustão interna) e elétricos.
[editar] Nautimodelismo
O mesmo que naviomodelismo, o Nautimodelismo é a construção de modelos reduzidos de veleiros, transatlânticos, barcos e navios (civis e militares).
[editar] Plastimodelismo
No plastimodelismo, todos os modelos são necessariamente feitos de material plástico, destacadamente da família do estireno, sendo que alguns "kits" podem ter (ou permitir a adaptação de) motores ou formas de propulsão ou locomoção. São simples modelos plásticos em escala. Existem plastimodelos de vários tipos, como de aviação (civil ou militar), veículos civis, carros de competição, motos, militaria (carro de combate, transporte especializado, obuseiros e peças de artilharia), navios e embarcações e até mesmo de figuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário